Cristãos “Praticantes”?

3 novembro,2008 at 5:21 pm Deixe um comentário

Wittenberg, 95 teses

Hoje ouvi um estudioso dizer que Lutero, em sua atitude de afixar as teses na porta da igreja de Wittenberg, não queria realmente suscitar uma revolução, mas simplesmente expôs, em latim – língua dos estudiosos da época – suas idéias, para que meditassem naquilo e, se houvesse acordo, as pusessem em prática.

Mas seus parceiros acadêmicos ao invés de discutirem as questões em um nível acadêmico as expuseram, imprimindo-as e publicando-as na língua alemã, para que todo o povo as viesse conhecer, fato que fomentou a real revolução que se

tornaram, com o passar dos anos, uma nova igreja, uma igreja que buscava incessante e constante reforma e buscava uma doutrina baseada nos ensinos dos apóstolos.

Dimensão intelectual x Dimensão prática

Quando que nossos pensamentos devem deixar de ser apenas pensamentos e devem resultar em atitudes?

Estamos vivendo hoje em um mundo de proibições intelectuais e até mesmo práticas nas igrejas evangélicas e até mesmo nas que se proclamam “protestantes”, um mundo onde a Bíblia e sua doutrina não bastam para fazer cair uma tese errônea. Um mundo onde o estudo e até mesmo a discussão sobre certas doutrinas chega a ser proibido para que não sejam desmistificadas crenças da massa.

Legalismo Intelectual

Na realidade, vivemos em um mundo de legalismos não somente materiais e físicos, mas chegamos a recriar em nossas igrejas um legalismo intelectual, que nos proíbe de meditarmos na Palavra a fundo, onde apenas nos permitem apresentar o leite, mesmo quando nossa comunidade já está a ponto de experimentar o alimento sólido.

Quando será que o nosso clamor intelectual deixará de ser intelectual para vivermos uma prática cristã que condiga apenas com a Santa Palavra e não com práticas, costumes e modas temporais legalistas, que nada agregam em espiritualidade e prática cristã?

Cristãos praticantes

Será que ser um “cristão praticante” é apenas nos conformarmos com as igrejas da forma como estão ou será que é fazer aquilo que os acadêmicos dos tempos de Lutero fizeram, espalhar a sã doutrina, mesmo frente a oposições?

Será que temos vivido uma cristandade apenas teórica, mas na prática temos medo de que o povo entenda o que falamos? Será que realmente não queremos que eles pratiquem a Palavra como ela é e por isso ficamos a escondendo em um linguajar difícil?

Todos sabemos que os “seguidores de Lutero” foram longe demais, mas pergunto-me se hoje não vamos perto demais, ou se sequer saímos de nossos lugares.

Será que realmente somos “cristãos praticantes”, será que realmente temos em nós uma fome pela verdade bíblica, será que realmente conhecemos a nossa Palavra e a praticamos?

Em minha concepção, ser um cristão praticante é fazer com que a Palavra de Deus seja entendida e vivenciada em amor e sob a direção do Espírito Santo, apesar das conseqüências, ainda que como Lutero sejamos levados a tribunais; ainda que como Estevão, sejamos levados frente a um sinédrio que nos apedrejará até a morte; ainda que como milhares de missionários e cristãos, sejamos perseguidos pela nossa causa.

E você, é um cristão praticante?

Imagens: photochiel,

Anúncios

Entry filed under: História, Igreja. Tags: , , .

Matrix Carnal ou Fraqueza Espiritual? O comum transformado

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s

Trackback this post  |  Subscribe to the comments via RSS Feed


Silas Klein

Sou Silas Klein. Designer por paixão e publicitário pelos caminhos da vida. Este é meu blog pessoal.

Páginas

ultimos posts //

mais acessados //

  • Nenhum

comentarios //

Karina em Matrix Carnal ou Fraqueza…
Karina em Influenciadores

flickr // silasklein


%d blogueiros gostam disto: