Matrix Carnal ou Fraqueza Espiritual?

24 outubro,2008 at 9:08 am 1 comentário

Essa semana tive a oportunidade de assistir a um clássico do cinema e da computação gráfica, Matrix. Nesse filme podemos ver uma série de referências tanto à filosofia, quanto aos conceitos principais do cristianismo e isso é tão óbvio que não é necessário que eu fale hoje.

Porém eu gostaria de falar sobre um aspecto interessante desse filme.

Todos nós estamos de olhos fechados, até que nos sejam abertos.

Podemos negar essa afirmação enfaticamente, porque na verdade todos nós achamos que sabemos tudo sobre tudo, até aqueles que não assumem tal posição, quando se vêem em campos de estudo que estão há muito tempo se consideram sábios das questões.

Eu também sou assim, por vezes me acho conhecedor profundo de muitos assuntos, principalmente quando se tratam da Igreja, os livros que já li e estudei por muitos anos, mas na verdade temos que ser humildes ao estudar, porque Deus nos tem muito a ensinar a cada passada de olhos.

Foi essa sensação que tive hoje ao reler os 7 primeiros capítulos do Livro de Atos dos Apóstolos, parecia que – mesmo conhecendo toda a história – não sabia de nada o que estava escrito ali. Mesmo entre eles estando um dos, senão o meu próprio capítulo preferido, que é o Capítulo 7 e o belíssimo discurso de Estevão.

Matrix Carnal ou Fraqueza Espiritual?

É aí que me pergunto, será que estou de olhos abertos já? Ou será que estou vivendo nessa Matrix da vida real, essa Matrix carnal que não sabe discernir os aspectos espirituais, como Paulo diz aos Coríntios? Ou será que estamos fora do Espírito, vivendo como homens mundanos e por isso não discernimos o que diz o Espírito de Deus?

Quem não tem o Espírito não aceita as coisas que vêm do Espírito de Deus, pois lhe são loucura; e não é capaz de entendê-las, porque elas são discernidas espiritualmente.

Temos que meditar, relembrar os ensinos de Cristo e pensar novamente, será que estamos realmente comendo a Palavra de Deus ou só estamos nos afogando nessa comida sem lermos todas as linhas, onde cada uma contém uma mensagem preciosa?

O Espírito nos ensinará.

O que temos que buscar é estarmos sempre meditando nas palavras de Deus, dia e noite, como diz o Salmo primeiro e como o próprio Senhor aconselhou a Josué no início de seu ministério, porque através disso o Espírito nos ensinará o que temos que aprender, pois é dito:

Mas vocês têm uma unção que procede do Santo, e todos vocês tem conhecimento. Não lhes escrevo porque não conhecem a verdade, mas porque vocês a conhecem e porque nenhuma mentira procede da verdade. Quem é o mentiroso, senão aquele que nega que Jesus é o Cristo? Este é o anticristo: aquele que nega o Pai e o Filho. Todo o que nega o Filho também não tem o Pai; quem confessa publicamente o Filho tem também o Pai.

E mais adiante:

Quanto a vocês, a unção que receberam dele permanece em vocês, e não precisam que alguém os ensine; mas, como a unção dele recebida, que é verdadeira e não falsa, os ensina acerca de todas as coisas, permaneçam nele como ele os ensinou.

A unção que recebemos de Deus, o seu Espírito de Vida, permanece em nós, não sai de nós, então nesse Espírito é que aprendemos a discernir todas as coisas espiritualmente e vemos isso nos frutos, como o próprio João diz logo a seguir (texto citado: 1Jo.2:20 em diante), que sabemos quem é nascido de Deus, porque os nascidos de Deus praticam a justiça.

A única forma de entedermos a Palavra é pelo Espírito e somente quando Ele estiver atuante em nós é que conseguiremos realmente aprender as Verdades de Cristo, somente quando estivermos aprendendo a Palavra de Deus, através do Espírito Santo, que conseguiremos enxergar qual a realidade de nossas vidas.

Só conseguiremos ver a Matrix como ela é – ilustrativamente falando – se estivermos centrados na Palavra, só conseguiremos abrir os nossos olhos se nos forem abertos pelo Espírito.

Busque a Deus, Seu Reino, Sua Justiça. Ou seja, busque ser como Cristo e tudo, conhecimento, entendimento, sabedoria, vestimentas, alimento, tudo lhe será acrescentado, conforme o Espírito nos for fornecendo.

Enxergue a vida real, pelo Espírito de Deus.

Anúncios

Entry filed under: vida cristã. Tags: , , .

Eu tenho fé Cristãos “Praticantes”?

1 Comentário Add your own

  • 1. Karina  |  24 outubro,2008 às 2:54 pm

    Uauu!

    Gostei do texto, muito bem contextualizado.

    Fica com Deus momo!

    Beijinhos

    Responder

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Trackback this post  |  Subscribe to the comments via RSS Feed


Silas Klein

Sou Silas Klein. Designer por paixão e publicitário pelos caminhos da vida. Este é meu blog pessoal.

Páginas

ultimos posts //

mais acessados //

  • Nenhum

comentarios //

Karina em Matrix Carnal ou Fraqueza…
Karina em Influenciadores

flickr // silasklein


%d blogueiros gostam disto: