Igreja… de quê?

21 outubro,2008 at 1:12 pm Deixe um comentário

Tenho lido muito nos últimos tempos. Há algo que me chama para o ensino da história da Igreja. O que me conforta nisso é que dizem que nos interessamos quando amamos algo. Por amar a Deus, penso vir dEle essa inspiração e desejo.

Em um desses livros – Gigantes da Fé, de Franklin Ferreira – me deparei com o que posso chamar de “conto moderno”, uma história improvável sobre um doutor inglês do início do século XX, um famoso e promisso médico, que largou tudo pelo seu grande amor, sua grande paixão, Jesus Cristo.

Dr. David Martyn Lloyd-Jones foi um grande pregador moderno, pelo que me parece e suas palavras eram interessantes, pelo que já pude notar nesses dias de estudo.

Dr. David Martyn Lloyd-Jones

Dr. David Martyn Lloyd-Jones

Mas o que me chama a atenção são alguns de seus pensamentos, extraídos de um livro que tenho em mãos, que são nada mais do que uma série de sermões das Conferências sobre o Puritanismo, que ocorreram na Capela de Westminster, quando Dr. Lloyd-Jones a presidiu.

Os historiadores que me perdoem pela minha leitura leiga do texto, mas um dos pensamentos que me fascina no livro e no decorrer das palestras é a busca de um cristianismo “Paulino”, um cristianismo que reflita bem as verdades do Evangelho, conforme foram passadas aos apóstolos, mas sem excessos. E isso faz, em uma das palestras – de 1968, para ser mais exato – com que Lloyd-Jones chegue a um clímax dizendo algo sobre as denominações

Mas agora levanto esta questão: não seria tempo de pôr um fim nisso tudo, e de parar de usar e debater esses nomes de homens (das denominações)? Sei da dificuldade. O argumento é: “Bem, você tem que chamar a Igreja de alguma coisa, você tem que mostrar como uma difere das outras’. Entretanto, estou levantado a questão sobre se devemos fazer isso; se não devemos meramente, como resultado de tudo o que estivemos considerando nesta Conferência, e de tudo o que sabemos da história destas questões, decidir que no futuro tudo que nós colocaremos nos quadros de aviso dos nossos edifícios será – “Igreja Cristã”.


Se alguém vier perguntar-me: “Mas o que ensinam ali? “Responderei: “Vá e ouça”. Por que havemos de pôr um aviso que irá excluir as pessoas? Que se faça saber que ali será pregado o evangelho. Para isso a Igreja existe. Deixemo-las entrar, deixemo-las ouvir; logo verão o que está sendo pregado e, então, poderão decidir por si mesmas se voltarão ali ou não. Por que será necessário endurecer as coisas sobre as quais discordamos e sobre as quais divergimos, e endurecê-las a ponto de “colocá-las em cartaz”? Isto sempre causou grande confusão no mundo de fora. E sabemos que continua causando confusão nos dias atuais. Não seria isto um dos maiores obstáculos à evangelização? Noutras palavras, não pesaria sobre nós a culpa do pecado de cisma justamente neste sentido? E o aumentamos, colocando esses rótulos. Tudo que precisamos anunciar é que está é uma igreja cristã, um lugar onde o evangelho é pregado. Não poderíamos restringir-nos a isso?

Será que nosso Cristianismo atual pode ser chamado mesmo de cristianismo ou o distorcemos e o deixamos se ferir tanto a ponto de sairmos do Evangelho de Cristo e pregarmos um simples e perigoso legalismo que não conta com a Graça? Ou será que vivemos um cristianismo que pregamos Graça, mas não pregamos arrependimento? Será que pregamos um conceito teológico ou a Palavra simples e pura, que é a Palavra de Deus?

Será que temos tido uma visão correta das doutrinas bíblicas ou nos aproximamos de um dos perigosos extremos?

Meditemos na Palavra, única fonte de Fé, Verdade e nosso único Guia para o Caminho, que é Cristo.

Imagem: Kevin Mattheus

Anúncios

Entry filed under: Igreja. Tags: , .

SilasLand Batismo Bíblico

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Trackback this post  |  Subscribe to the comments via RSS Feed


Silas Klein

Sou Silas Klein. Designer por paixão e publicitário pelos caminhos da vida. Este é meu blog pessoal.

Páginas

ultimos posts //

mais acessados //

  • Nenhum

comentarios //

Karina em Matrix Carnal ou Fraqueza…
Karina em Influenciadores

flickr // silasklein


%d blogueiros gostam disto: